Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira dicas úteis de como e por que aderir às compras em brechós. Você prolonga o ciclo de vida das roupas e ainda economiza

Existe algum problema em utilizar roupas que outras pessoas já vestiram? Nenhum! Muito pelo contrário, os argumentos ambientais e econômicos que incentivam esse tipo de comércio são vários. Uma boa lavagem ou uma linha e uma agulha fazem milagres e evitam desperdício de recursos naturais. Confira cinco vantagens de comprar em brechó e fazer desses estabelecimentos o primeiro local para aquisição de “novas” roupas.

1. Menos energia, menos produtos químicos

É preciso energia para transportar o algodão das fazendas para as manufaturas têxteis, para os varejistas e, finalmente, para os consumidores. Durante a fabricação, muita energia é consumida ao longo dos processos de lavagem, dimensionamento, branqueamento, enxágue, tingimento, impressão e finalização. Uma vez que o consumidor não mais deseja as peças de vestuário, energia é necessária para destiná-las adequadamente. Portanto, comprar em brechós evita que roupas usadas parem em aterros sanitários e também poupa a energia que seria necessária para fabricar novas roupas.

Reciclar ou reutilizar roupas gasta apenas uma pequena fração da energia para a fabricação a partir da matéria-prima. Alem disso, o algodão é uma das lavouras que mais consomem pesticidas no mundo. O uso extensivo de pesticidas leva a acidificação do solo e esgotamento da agricultura, que causa hipóxia em corpos d’agua ao redor, danificando os ecossistemas. Diminuir sua demanda por algodão vai diminuir o uso de pesticidas químicos aplicados no cultivo do algodão, o que é um ganho considerável para o meio ambiente.

2. Reduzir o consumo de água

Algodão
Imagem de Jim Black por Pixabay

A água é consumida em praticamente todos os estágios de produção das roupas. Para se produzir um quilo de algodão, são utilizados mais de 20 mil litros de água. O uso intensivo de pesticidas associado ao cultivo pode contaminar rios, lagos e lençóis freáticos. O processamento do algodão consome 150 litros por quilo e mais 180 litros para tingimento. Também é preciso água para gerar a eletricidade usada em todos os processos de fabricação, embalagem e transporte. Uma camiseta de algodão requer cerca de 2,5 mil litros de água, em média, para ser produzida. Uma calça jeans consome cerca de 10 mil litros.

3. Consumo mais responsável

Consumir de forma mais responsável, evitando comprar peças em excesso e que não serão muito usadas, também é uma forma de poupar a natureza. Antes de comprar, pare para se perguntar se realmente usará a roupa, se ela é de fato necessária e se não apresenta nenhum rasgo ou defeito.

Roupas
Imagem de Sarah Brown por Unsplash

4. Economize dinheiro

Roupas
Imagem de Becca McHaffie por Unsplash

O consumo responsável e em brechós requer mais tempo e consideração. Tendo critério e bom senso, é possível economizar muito dinheiro.

5. Fazer bem para a natureza e para a comunidade

Roupas
Imagem de Dan Gold por Unsplash

Doar suas roupas usadas para brechós significa compartilhar com a comunidade e promover reutilização. Outra opção interessante é encaminhar as peças que não estão mais sendo usadas para instituições de caridade, onde essas roupas serão de grande utilidade.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais