Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Várias marcas fabricam fralda de pano, que não machuca o bebê com produtos químicos e ainda preserva o meio ambiente

A fralda de pano é uma opção antiga que está voltando a ser usada nas casas das famílias mais preocupadas com o meio ambiente e a saúde do bebê. Isso porque o consumo de fraldas descartáveis determina, de fato, impactos no meio ambiente.

fraldas
O problema das fraldas e suas alternativas

O uso desse item tão comum na vida moderna é alvo de diversas críticas, e motivos não faltam: em média, seis mil fraldas são utilizadas e descartadas nos três primeiros anos de vida de um bebê e cada uma delas leva cerca de 450 anos para se decompor. É nesse contexto que a fralda de pano surge como uma opção prática e que diminui a geração de lixo dos pequenos.

Para produzir a fralda descartável, são utilizados recursos como celulose extraída de árvores (usualmente plantadas em regime de monocultura) e plásticos derivados de petróleo, cujos diversos efeitos na forma de contaminação ambiental são bastante conhecidos, sem contar substâncias absorventes que podem causar irritações diversas aos bebês.

Uma opção mais sustentável e muito eficiente é a fralda de pano moderna, que facilita a vida dos pais e reduz de forma extremamente significativa o impacto ambiental da higienização de bebês. Existem várias marcas de fralda de pano disponíveis no mercado brasileiro, em modelos feitos com tecidos tecnológicos e resistentes.

Tecidos diversos

Reutilizáveis, as fraldas de pano podem ser ajustadas ao crescimento do bebê por terem botões de fecho e elásticos caseados nas regiões da cintura e das pernas, o que tira a necessidade do uso de alfinetes, comum nas antigas fraldas de pano. Há um revestimento extra nas aberturas das perninhas para evitar vazamentos e marcas na pele sensível do bebê.

Existem vários tipos de fralda de pano que você pode escolher, com diferentes tecidos externo e interno. Dependendo das condições do clima e do bebê (tempo quente, assaduras, etc.), é recomendável utilizar um certo tipo de tecido nas fraldas – a de algodão é mais absorvente, mas possui menor capacidade; já a de microsoft deixa o bebê mais seco, mas esquenta mais; enquanto a de dry fit tende a não ficar encharcada e seca rápido, por exemplo.

Além dos vários tecidos, os modelos de fralda de pano também estão disponíveis em tamanhos variados. As cores e estampas são igualmente versáteis e cada uma mais graciosa que a outra!

Tendo algumas opções de fralda, basta efetuar a lavagem enquanto algumas secam e outras estão prontas para uso. A praticidade vai se manter e os bebês e o meio ambiente vão agradecer.

Redução de impacto

Estudos apontam que a fralda de pano, reutilizável portanto, é uma das opções mais sustentáveis. Usando menos recursos para ser fabricada, uma boa fralda de pano pode durar cerca de três anos, contra as 5,5 mil fraldas descartáveis que seriam utilizadas no mesmo período.

As fraldas de pano modernas são práticas para usar, mais confortáveis para os bebês e podem também representar uma boa economia financeira. Elas não utilizam tantos produtos químicos de difícil degradação em sua composição, impactando menos o meio ambiente.

Lavagem

A limpeza de fraldas é um processo bem simples, entretanto, como são utilizadas muitas fraldas durante o dia, realizar este processo a cada troca demandaria muito tempo. Então o ideal é reservar um balde para o armazenamento das fraldas utilizadas e lavá-las de uma vez só.

Se o bebê possui 20 fraldas descartáveis, em média será preciso fazer a lavagem a cada dois dias. Mas quanto mais fraldas menos lavagens serão necessárias. Se você possui máquina de lavar fica mais fácil, mas o processo de armazenagem para posterior lavagem manual ou na máquina é o mesmo.

Reserve um balde. Quando retirar uma fralda de xixi, separe os absorventes da fralda da capa, pois essa separação evita que fique cheiro indesejável. Armazene ambas (a capa e o absorvente) no balde.

Quando retirar uma fralda de coco procure despejar o excesso de coco no vaso sanitário. Em seguida, reserve as fraldas no mesmo balde das fraldas de xixi.

Para fazer a lavagem na máquina basta acrescentar 1 colher de sopa de detergente e meio copo de vinagre branco para uma quantidade de 20 fraldas. Dê preferência para um detergente que agrida menos o ambiente. O detergente tem a função de limpar sem impermeabilizar o tecido da fralda, e o vinagre funciona como um amaciante e desinfetante ao mesmo tempo.

Ligue a máquina e lave de acordo com a preferência.

Para lavar as fraldas à mão é melhor deixá-las de molho num balde com mais ou menos uma tampa de multiuso. Após meia hora de molho, esfregue-as no tanque utilizando sabão de coco e, para tirar as partes mais difíceis, uma escova que não agrida o tecido.

Confira o vídeo para saber dicas de limpeza, tipos de fraldas de pano e outras.

Limpeza De Casa
Produtos para uso residencial, pronto-uso ou em forma concentrada. Produzido 100% com matéria prima vegetal, os produtos são biodegradáveis, certificados pelo IBD e sendo de fácil aplicação.
A partir de R$5,49
Limpeza ecológica
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais