Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

BOPP, o filme plástico que reveste alimentos como barrinhas de cereais, pode ser reutilizado com cinco dicas

BOPP é a sigla para o termo em inglês “bi-axially oriented polypropylene“, ou “película de polipropileno biorientado“, em português. Esta película é um tipo de filme plástico comumente encontrado em embalagens de salgadinhos, biscoitos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, rótulos de garrafas PET, ovos de páscoa, batata palha, e muito mais. Ele é utilizado por ter maior resistência a vazamentos e contato dos produtos internos ao ambiente externo, além de ser leve, fácil de imprimir e laminar.

garrafa-pet
O que é garrafa pet, seus impactos e reciclagem

Normalmente, as embalagens que contêm filme BOPP são aquelas coloridas por fora e metalizadas por dentro, mas também podem ser transparentes, opacas ou foscas. Em muitos casos, quando a embalagem é composta por BOPP, ela pode ser identificada pelo símbolo de três setas triangulares com o número 7, escrito “outros”.

Isso significa que o material é feito com vários tipos de plástico, e se tiver esse aspecto metálico por dentro e colorido por fora, muito provavelmente tem filme BOPP. Porém, infelizmente, muitas embalagens simplesmente não têm nenhuma indicação a respeito especificamente do BOPP.

reutilizar materiais
Por que e como reutilizar materiais? Confira dicas

Reciclagem de BOPP

A reciclagem de plásticos BOPP enfrenta alguns desafios, como a remoção de substâncias indesejadas, a separação da camada plástica da metalizada, a coleta em quantidade suficiente e problemas de manuseio do material por conta de sua alta leveza.

Destintamento

Um dos problemas é a presença de contaminantes, como tintas, que tornam o processo de reciclagem complexo e caro. Se por um lado as tinturas são úteis para comunicar o produto ao usuário nos mercados, por outro elas podem deixar o plástico reciclado com uma cor acinzentada que inviabiliza sua utilização em novas aplicações, sobretudo com novas colorações.

Uma solução em desenvolvimento para contornar esses desafios é o destintamento. Esse processo utiliza produtos químicos para remover as tintas dos BOPP sem prejudicar suas propriedades plásticas, permitindo que o material seja reinserido no mercado de forma mais eficaz e sustentável. Algumas tecnologias vêm sendo aplicadas para realizar a remoção das tintas dos BOPP, mas ainda são processos caros e pouco expressivos em relação à grande quantidade de embalagens que precisam ser recicladas.

Desmetalização

Os filmes BOPP metalizados por dentro e coloridos por fora possuem, em geral, camadas de plástico e de metal, e a reciclagem destes produtos requer que os resíduos sejam fornecidos com a maior pureza possível para que sejam reutilizados na fabricação de novos produtos.

No processo de desmetalização, ocorre a separação das camadas plásticas das metálicas, o que facilita a recuperação dos materiais que compõem o BOPP e a destinação de cada um deles para processos onde poderão ser reaproveitados. É um processo ainda caro, mas que tem potencial de contribuir para a viabilização dos processos de reciclagem de BOPP.

Leveza

Outro problema em relação ao filme BOPP é sua baixa densidade e alta leveza. Isso faz com que seu manuseio seja difícil, e é comum que durante os processos de moagem e transporte nas esteiras o material se perca, caia no chão ou não seja eficazmente processado.

Além disso, devido à leveza do BOPP, a reciclagem requer maiores quantidades desse material para viabilizar os processos, resultando em custos operacionais mais altos e maior consumo de energia.

Coleta extensiva

Geralmente, os produtos embalados com BOPP são distribuídos por diversos lugares no país. Entretanto, juntar plásticos BOPP o suficiente para que a baixa densidade do material seja compensada pelo agregado de maiores quantidades deste produto é um desafio.

Essas limitações logísticas e técnicas, se superadas, podem gerar maiores quantidades de BOPP coletados e trazer benefícios econômicos e socioambientais. Se por um lado os procedimentos caros da reciclagem de BOPP seriam viabilizados pelo processamento de maiores quantidades do material, sua reciclagem ao invés de disposição em aterros é uma medida essencial para evitar os problemas ambientais decorrentes da contaminação de solos e corpos hídricos.

Por outro lado, enquanto não houver condições suficientes para reciclar todos os produtos com BOPP, e não for possível reduzir o consumo, o que sobra é a reutilização! Confira como aderir:

Cinco dicas de reutilização de embalagens BOPP

1. Retornar as embalagens

Você pode tentar retornar as embalagens para a empresa reutilizá-las, mas antes é melhor contatar o S.A.C e ver se isso é possível para não perder tempo.

bopp
Foto de Bermix Studio na Unsplash

2. Puff

almofada-com-bopp
Foto de DESIGNECOLOGIST na Unsplash

Picote todas as embalagens BOPP que você guardou ao longo da vida para utilizar como recheio de almofada, puff ou de uma nova caminha para seu cão ou gato (bichinhos carentes também vão adorar uma cama feita de embalagens BOPP).

Adoção de animais: dicas e instituições confiáveis

3. Estojo escolar e/ou uma bolsinha térmica

Faça um estojo escolar e/ou uma bolsinha térmica, seguindo os passos deste vídeo:

4. bolsa, colchão de acampar, jogo de mesa americano ou tapetes

Utilize essa técnica simples e genial de dobradura do vídeo a seguir. Você pode fazer o que quiser, incluindo uma bolsa, um colchão de acampar, um jogo de mesa americano ou tapetes para sua casa. No vídeo, o primeiro material que ela usa de exemplo, aparentemente, não é BOPP, mas os outros quadradinhos brilhantes que aparecem em sequência são.

Slow Fashion
O que é slow fashion e por que adotar essa moda?

5. Upcycle

E por fim, você pode escolher dar um upcycle nos seus descartes se cadastrando no site da Terracycle.

upcycle-bopp
Imagem de Freepik

Gostou das dicas, mas não tem tempo ou disposição para a reutilização? Confira os postos de coleta mais próximos de você no mecanismo de busca do Portal eCycle, deixe sua pegada mais leve.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais