Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça mais de 80 utilidades possíveis para o bicarbonato de sódio, um coringa das soluções caseiras.

O bicarbonato de sódio, também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou até mesmo como carbonato ácido de sódio, é um composto químico que se apresenta na forma de um sólido cristalino de coloração branca ou levemente rosado. Sua fórmula molecular é definida por NaHCO3. O bicarbonato de sódio é classificado como um sal, pois é altamente solúvel em água, mas quando aquecido a mais de 50°C, começa a se decompor, liberando gás carbônico (CO2).

Ele é considerado um agente neutralizante, que auxilia na redução de alcalinidade e acidez, neutralizando o meio para o mais próximo de um pH (potencial hidrogeniônico) 7, que é o valor neutro (em equilíbrio) em uma escala que vai de 0 a 14, em que valores abaixo de 7 são considerados ácidos e valores acima de 7 são básicos (alcalinos). A água, por exemplo, é um composto neutro e tem um pH aproximado de 6,8 a 7,2.

Além disso, o bicarbonato de sódio tem a capacidade de retardar ainda mais mudanças no equilíbrio do pH, o que também o torna conhecido na química como agente de tamponamento. Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal, o que possibilita diferentes utilidades.

Medidor de pH com repolho roxo
Aprenda a fazer um medidor de pH caseiro

Como usar o bicarbonato

Utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde

Selecionamos algumas dicas de saúde que podem ser úteis, mas são apenas truques caseiros para aliviar pequenos problemas. Se você estiver com uma condição grave ou se os sintomas persistirem, consulte uma médica ou um médico! Apenas um profissional da saúde vai poder dar o diagnóstico correto e, se necessário, prescrever medicamentos.

  1. Na medicina, o bicarbonato de sódio é muito usado usado para aliviar azia ou indigestão ácida, por isso faz parte da composição dos sais de fruta comercializados em farmácia. Ele é conhecido como antiácido, o que o torna indicado para tratamento de algumas doenças intestinais, como úlceras e refluxo, mas para essa finalidade só deve ser utilizado sob prescrições e orientações médicas.
  2. O sal também é utilizado em tratamento de sangue e urina mais alcalinas, devido às propriedades neutralizantes. Geralmente, o bicarbonato disponível em farmácias é vendidos em três formas: pó, cápsulas ou em solução aquosa, ou seja, diluído em água, sob diversas concentrações, para ingestão oral.
  3. Auxilia no tratamento de picadas de insetos. Para aliviar a coceira, aplique uma pequena quantidade na pele úmida fazendo movimentos circulares.
  4. Ajuda na prevenção e tratamento de garganta inflamada.
  5. Alivia queimaduras leves de sol; pode-se aplicar uma pequena quantidade na pele úmida, durante um banho com água fria.
  6. Atua como um descongestionante nasal caseiro.
  7. Ajuda na remoção de farpas, pois o bicarbonato engrossa a pele, trazendo a farpa para mais próximo da superfície da pele.

Curiosidade: pesquisadores fizeram o primeiro trabalho científico que registra benefícios do bicarbonato de sódio para frear metástases tumorais, como a do câncer. No estudo foram feitos experimentos em animais. Camundongos foram inoculados com tumores e tomaram bicarbonato via oral. Devido ao seu potencial neutralizante, o sal elevou o pH da região do tumor, dificultando a sua proliferação. Veja o estudo completo.

O que passar em queimadura de sol?

Saúde bucal

O bicarbonato de sódio é um sal versátil, que também é muito utilizado para a prevenção de problemas de higiene bucal, como a gengivite, tártaro, placa bacteriana e aftas. Prevenir-se desses tipos de doenças é muito importante, pois, segundo estudos, elas podem aumentar o risco de alguns cânceres. A propriedade neutralizante do bicarbonato de sódio ajuda a desinfectar a boca e a deixá-la livre de certas bactérias. Mas fique sempre atento! Perturbações na boca, assim como a afta, podem ser reflexos ou sintomas de problemas de saúde mais graves.

  1. Reduz manchas e deixa os dentes mais brancos e limpos, podendo ser usado como enxaguante bucal caseiro e natural.
  2. O bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário e também combate aftas.
  3. Reduz o mau hálito: faça um bochecho com uma solução de bicarbonato de sódio e água – os odores serão neutralizados e você reduzirá o uso de enxaguantes bucais, repletos de produtos químicos!
  4. Limpa aparelhos orais e dentaduras: dissolva duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e mergulhe o seu aparelho na solução. Isso neutralizará os odores e auxiliará na limpeza. Você também pode escovar os aparelhos limpos utilizando bicarbonato de sódio.
Como acabar com mau hálito?
Como acabar com mau hálito naturalmente

Utilidades do bicarbonato de sódio para a beleza

O bicarbonato de sódio é comumente utilizado em produtos de beleza caseiros, como uma alternativa de redução do uso de produtos químicos nocivos utilizados amplamente nos cosméticos industrializados, que podem fazer mal à saúde e degradar o meio ambiente.

  1. Pode ser usado como esfoliante para a pele: para fazer um esfoliante básico você precisa dos seguintes ingredientes: três colheres de chá de bicarbonato de sódio para uma colher de sopa de água; misture os ingredientes, formando uma pasta, aplique sobre a pele esfregando com movimentos circulares e, em seguida, enxágue com água. Veja mais receitas de esfoliantes caseiros.
  2. Neutraliza odores corporais, substituindo o desodorante; veja algumas receitas em “Desodorante natural: caseiro ou comprar?“.
  3. Suaviza os efeitos da lâmina de depilar.
  4. Integra receitas de creme de barbear caseiro. O bicarbonato vai facilitar o deslizar da lâmina e promover uma esfoliação suave da pele.
  5. Fortifica a unha, quando utilizado em bases de unha.
  6. Ajuda na remoção de cutículas e de esmalte, pois amolece as cutículas.
  7. Remove manchas da axila, neutraliza o pH da região (consulte uma dermatologista antes de aplicar).
  8. Relaxa os pés. Mergulhe seus pés em uma bacia com água quente com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para acalmar e aliviar o cansaço após um dia inteiro de trabalho.
  9. Substitui os sais de banho. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio ao seu banho – ele ajuda a neutralizar os ácidos de sua pele e a remover óleos e a transpiração corporal em excesso, trazendo uma sensação de pele macia.
  10. Pode ser utilizado como ingrediente de xampu anti-resíduos caseiro, auxiliando na prevenção de caspas. Confira em “Receitas caseiras de xampus e condicionadores sustentáveis“.
Banho & Corpo
Seu banho e cuidado pessoal mais relaxante, natural e sustentável
A partir de R$9,00
Frete CO2 Neutro
Comprar
bicarbonato-de-sodio
Conheça utilidades do bicarbonato de sódio para a beleza

Utilidades do bicarbonato de sódio na limpeza

O bicarbonato de sódio funciona como produto de limpeza, sendo uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente e à saúde. Conheça uma receita simples para fazer limpeza com bicarbonato e, a seguir, confira outras formas de usar o sal para higienização:

Veja mais opções de como usar o bicarbonato para limpeza:

  1. Higieniza escovas e pentes: para manter o cabelo com uma aparência sempre bonita, os pentes e escovas precisam estar sempre limpos; para remover os óleos e resíduos naturais do cabelo que ficam sobre esses utensílios, mergulhe-os em uma solução com uma colher de bicarbonato de sódio em uma pequena bacia com água morna; deixe por alguns minutos para que o bicarbonato possa agir e, em seguida, enxágue e deixe secar.
  2. Tira mancha nas paredes: coloque um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue delicadamente sobre a parede para remover manchas e rabiscos de canetas.
  3. Limpa rejuntes: misture bicarbonato com água oxigenada e esfregue sobre a sujeira; em seguida remova com água. Lembre-se de utilizar luvas!
  4. Participa da receita de uma pasta poderosa para limpeza pesada. Veja como fazer pasta mousse de bicarbonato.
  5. Remove mofo.
  6. Branqueia roupas.
  7. Remove manchas amareladas de roupas brancas.
  8. É uma opção natural para lavar tênis manchados.
  9. Tira manchas de desodorante.
  10. Ajuda a remover o cheiro de cecê das roupas.
  11. Elimina odores da geladeira e freezer.
  12. Limpa e tira o odor de recipientes.
  13. Potencializa a ação de sabões de lavar roupa.
  14. Ajuda na realização de uma limpeza completa do seu liquidificador. Confira o passo a passo na matéria: “Aprenda a limpar, de verdade, o seu liquidificador“.
  15. Limpa micro-ondas.
  16. Limpa cortina de chuveiros.
  17. Lava louça: ele pode ser um item para produzir detergente caseiro.
  18. Ajuda a desgrudar os restos de comida. Quando for lavar a louça, encha copos, xícaras, panelas e todo tipo de recipiente com água e bicarbonato de sódio.
  19. Limpa esponjas: faça uma solução com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e 250 ml de água morna. Deixe a esponja mergulhada por algumas horas na solução e lave com água posteriormente. Mas saiba que, mesmo assim, o ideal é fazer o descarte periódico e substituir os modelos de espuma plástica pela bucha vegetal.
  20. Polimento de talheres e objetos de prata: faça uma pasta com três partes de bicarbonato, uma de água e esfregue nos talheres – com um pano ou esponja – e enxágue com água.
  21. Remove manchas de café e chá: mergulhe o utensílio manchados em uma solução com um quarto de xícara de bicarbonato e um xícara de água. Se a mancha for difícil de sair, deixe mergulhado durante uma noite e enxágue no dia seguinte. Se a mancha for sobre tecidos, esfregue bicarbonato com uma esponja úmida sobre a mancha.
  22. Limpa fogão. Veja como na matéria: “Faça você mesmo: produtos sustentáveis para limpar o fogão e polir madeira“.
  23. Remove manchas de carpetes e tapetes.
  24. Remove a gordura de superfícies.
  25. Previne o entupimento de pias e ralos. Confira a receita completa no vídeo:
  1. Remove comida queimada.
  2. Remove manchas de óleo e graxa: use o bicarbonato para limpar leves derramamentos de óleos e graxas sobre o seu piso da garagem ou calçada. Polvilhe bicarbonato de sódio e esfregue com auxílio de uma escova molhada.
  3. Limpa equipamentos esportivos: use uma solução com quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio com duas xícaras de água para limpar e desinfectar equipamentos. Polvilhe bicarbonato de sódio sobre sacos de golfe e de ginástica para eliminar odores e desinfetar.
  4. Limpa fraldas de pano: dissolva meia xícara de bicarbonato de sódio em dois litros de água e mergulhe todas as fraldas completamente – deixe de molho por algumas horas, em seguida esfregue e enxágue.
  5. Limpa a pia da cozinha.
  6. Limpa superfícies diversas.
Limpeza De Casa
Produtos para uso residencial, pronto-uso ou em forma concentrada. Produzido 100% com matéria prima vegetal, os produtos são biodegradáveis, certificados pelo IBD e sendo de fácil aplicação.
A partir de R$5,49
Limpeza ecológica
Comprar

Desodorização

  1. Refrigerador: coloque uma xícara de bicarbonato de sódio em um recipiente e deixe-o aberto dentro da geladeira; ele irá neutralizar todos os maus odores.
  2. Tábua de corte: polvilhe bicarbonato sobre a tábua, esfregue com uma esponja e enxágue.
  3. Lixeiras: polvilhe bicarbonato no interior da lixeira para neutralizar os odores.
  4. Recicláveis: para eliminar odores de embalagens que pretende reciclar, polvilhe bicarbonato e esfregue com uma esponja úmida; depois enxágue.
  5. Máquinas de lavar louça: desodorize a máquina com bicarbonato e faça um ciclo de lavagem simples em seguida.
  6. Ralo: despeje meia xícara de bicarbonato de sódio no ralo e jogue água quente para neutralizar os odores (você pode reaproveitar o mesmo bicarbonato que foi utilizado para desodorizar a geladeira).
  7. Carpetes e tapetes: jogue bicarbonato de sódio sobre o carpete ou tapete; deixe por algumas horas (quanto mais tempo, melhor). Depois retire a maior parte com uma vassoura e, o restante, com a ajuda de um aspirador de pó.
  8. Aspirador de pó: usando o método acima para limpeza de tapetes e carpetes, você também neutralizará os possíveis odores do seu aspirador de pó, que são adquiridos com o uso contínuo.
  9. Guarda-roupas: coloque uma quantidade razoável de bicarbonato em um recipiente, deixe-o em uma prateleira para neutralizar os odores do ambiente.
  10. Roupas de ginástica: coloque meia xícara de bicarbonato de sódio no ciclo de lavagem da máquina para eliminar os odores de roupas pós-exercícios físicos.
  11. Bichos de pelúcia: polvilhe bicarbonato sobre eles e deixe agir por 15 minutos; em seguida, escove para remover o bicarbonato.
  12. Calçados: o bicarbonato de sódio também serve para acabar com o chulé! Coloque uma pequena quantidade de bicarbonato nos sapatos, quando não estiverem em uso, e depois retire o excesso quando for usar.
  13. Colchões: coloque bicarbonato sobre o colchão e espere cerca de duas horas, depois retire com auxílio de um aspirador de pó. Isso irá reter a umidade e eliminar os maus odores. Leia mais sobre como limpar colchão e saiba como descartar o seu colchão fora de uso.

Carro

  1. Limpa baterias: o bicarbonato de sódio pode ser usado para neutralizar a corrosão ácida das baterias de carros devido a suas propriedades neutralizantes. Certifique-se de desconectar os terminais da bateria antes de limpar. Faça uma pasta de três partes de bicarbonato de sódio para uma parte de água e use um pano úmido para esfregar a corrosão do terminal da bateria. Depois de limpar e reconectar os terminais, limpe-os com vaselina para evitar futura corrosão.
  2. Limpeza geral: use bicarbonato de sódio para limpar luzes do carro, cromo, janelas, pneus, bancos de vinil e tapetes de chão, sem se preocupar com marcas de arranhões indesejados. Use uma solução feita com um quarto de xícara de bicarbonato de sódio em um recipiente com um quarto de água quente. Aplique com uma esponja ou pano macio para remover sujeira da estrada, seiva de árvores, insetos e alcatrão. Para remover manchas difíceis, use bicarbonato de sódio borrifado sobre uma esponja úmida ou escova macia.
  3. Elimina o mau cheiro: odores ficam alojados nos estofados de automóveis e carpetes, por isso, a cada vez que você senta, eles são liberados para o ar novamente. Para eliminar os odores, polvilhe bicarbonato de sódio diretamente em assentos e tapetes. Aguarde 15 minutos (ou mais para odores fortes) e aspire o bicarbonato com o aspirador de pó.

Animais

  1. Elimina os odores da caixa de gato: cubra o fundo da caixa com bicarbonato de sódio e depois encha como de costume com a areia apropriada. Para refrescar entre as mudanças, polvilhe bicarbonato de sódio em cima da caixa depois de uma limpeza completa.
  2. Elimina odores da cama de animais de estimação: polvilhe bicarbonato de sódio sobre a cama, espere 15 minutos (ou mais para odores fortes). Em seguida, retire o excesso com o aspirador de pó.
  3. Creme dental para cachorros: veja como fazer na matéria: “Como fazer pasta de dente para cachorro“.
  4. Ameniza os dores causados pelo seu cachorro em casa.
  5. Acaba com baratas e formigas de modo natural. Faça uma armadilha de bicarbonato de sódio com açúcar e deixe em locais estratégicos – para matar as baratas use também um pouco de água na mistura. Confira a receita completa e outros truques na matéria: “Como acabar com formigas naturalmente“.
Higiene Animal
Saúde e limpeza natural para o seu pet
A partir de R$35,00
Feito de própolis verde
Comprar

Alimentos

  1. Pode ser utilizado como fermento para pães, massas e biscoitos.
  2. Remove o excesso de agrotóxicos em verduras, legumes e frutas. Confira o passo a passo no vídeo do canal do Portal eCycle no YouTube:
  1. Deixa os empanados mais crocantes.
  2. Amacia carnes.
  3. Alivia os gases do feijão.
  4. Mantem vegetais cozidos com a cor viva.
  5. Descascar ovo mais facilmente.
  6. Evita a proliferação de bactérias e germes da geladeira.
 

Usos diversos

  1. Apaga incêndio: você sabia que esse sal é utilizado também na fabricação de extintores de incêndio de espuma? No extintor há NaHCO3 (sólido) e uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), em compartimentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podem ser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica. O bicarbonato também não pode ser usado como um extintor de modo caseiro – isso pode dar muito errado. Confira casos em que o bicarbonato pode fazer mal.
  2. Multiuso: bicarbonato de sódio é um essencial (must-have) para sua próxima viagem de acampamento. Detergente, desodorizador, agente de limpeza geral, desodorante, creme dental e muitos outros usos.
  3. Ajuda na manutenção de fossas sépticas: o uso regular de bicarbonato de sódio em seus drenos pode ajudar a manter seu sistema séptico fluindo livremente. Uma xícara de bicarbonato de sódio por semana vai ajudar a manter um pH favorável em seu tanque séptico!
  4. O bicarbonato de sódio também pode deixar suas plantas mais bonitas: uma pitada do sal naquela água das plantinhas faz as flores permanecerem frescas por mais tempo.

Certifique-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança de que o produto é natural e não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

 

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais