Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A umidade dentro da composteira é um fator de extrema importância para o bom funcionamento do sistema de compostagem

Quando fazemos compostagem em casa, devemos nos atentar a alguns fatores que influenciam todo o processo. Se tais condições não estiverem reguladas, o ambiente dos seres decompositores é desfavorecido, reduzindo sua eficiência e podendo causar a morte dos mesmos.

Antes de mostrar qual a influência que a umidade tem sobre o processo, é imprescindível saber quais são todos os principais fatores:

  • Relação Carbono e nitrogênio: todos materiais possuem uma determinada quantidade de C/N e a regulagem dessa proporção é importante para os seres vivos decomporem a matéria orgânica (veja mais informações na matéria “Saiba como equilibrar a relação entre carbono e nitrogênio na sua composteira“);
  • pH: se estiver regulado, o composto terá melhor qualidade e o processo maior eficiência (veja mais na matéria “Qual é a influência do pH para a composteira?“);
  • Aeração: ar dentro da compostagem é essencial para os organismos, garantindo reações de oxidação e oxigenação no processo, além de também ajudar a regular o pH. É um dos fatores mais importantes e pode ser feita através de revolvimento do composto;
  • Temperatura: se estiver alterada, é sinal de que outros fatores estão desregulados (relação C/N, pH e umidade). É um fator indicativo do equilíbrio biológico e reflete a eficiência do processo. Importante para a reprodução das minhocas e limitante para a morte das mesmas. No início, pode se situar entre 40 ºC a 60 ºC, não podendo ultrapassar os 65 ºC.
Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Umidade na composteira

Na compostagem, os micro-organismos são necessários para a degradação da matéria orgânica e a água é fundamental para a atividade e vida deles. Na vermicomposteira, junto com os micro-organismos, existe a ação das minhocas que fazem sua respiração através da pele, deste modo, para sua sobrevivência, devem existir teores adequados de umidade. Se a pele da minhoca estiver seca, isso causará a sua morte. Portanto, o seu habitat dentro da composteira deverá proporcionar retenção e absorção adequada. Com exceção do fator temperatura, nenhum outro fator determina tão rapidamente a morte das minhocas quanto a falta de umidade.

Teor de umidade

O valor do teor de umidade do solo refere-se à quantidade de água absorvida nele e é um dos parâmetros que devem ser monitorados durante a compostagem para que o processo se desenvolva satisfatoriamente. Para monitorar precisamente este teor, existem no mercado aparelhos medidores de umidade do solo. São de simples utilização e também medem pH e luminosidade. Contudo, é possível verificar o teor de umidade apertando um punhado da mistura e, se escorrer líquido, significa que o teor está alto.

Em relação aos valores de umidade, estudos indicam que, para o ambiente das minhocas, o valor deve situar-se entre 70% e 90%, mas no caso da vermicompostagem, valores maiores que 65% fazem com que a água ocupe os espaços vazios do meio, impedindo a livre passagem do oxigênio. No que diz respeito ao valor ótimo do material a ser compostado, estudos indicam que deverá ser de 50% a 60%, o que pode variar dependendo, essencialmente, do estado físico e do tamanho dos restos de alimentos. Valores baixos (de 45% a 50%) são limitantes para o processo, pois quanto menor, mais lento ficará devido à inibição da atividade biológica. No composto, o teor ótimo de umidade, de modo geral, situa-se entre 50% e 60%.

Por fim, na prática, verifica-se que o teor de umidade depende também da eficácia da aeração e das características físicas dos resíduos (estrutura, porosidade). Então, para que o processo ocorra devidamente, a taxa de umidade está entre 45% e 65%.

Ajuste da umidade

Pode ser feito pela criteriosa mistura de componentes úmidos ou pela adição de água. Alguns componentes que retêm de 70% a 80% de água são o próprio lixo cru e restos de cultura. Palhas e outros materiais fibrosos retêm de 50% a 60%.

À medida em que a matéria orgânica se umidifica, aumenta também sua capacidade de retenção de água, mas se o resíduo a ser compostado ou todo o material orgânico dentro da composteira estiver muito úmido, existem algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Deixar o resíduo secar antes de ser adicionado a composteira;
  • Reciclar o material já compostado e seco;
  • Adicionar e misturar material volumoso absorvente e seco como serragem e cascas de árvores (de tamanhos reduzidos). Esses materiais irão reter parte da umidade;
  • Promover aeração através de revolvimento das leiras.

Porém, como há perda de água devido à aeração, em geral, o teor de umidade do composto tende a diminuir ao longo do processo.

Fique sempre atento à composteira e aos indícios de parâmetros alterados; sempre revolva e coloque materiais cortados. Se você ainda não realiza essa prática, adquira uma composteira doméstica na loja virtual.

Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais