Como descartar solventes?

eCycle

Tecnicamente, solventes são qualquer tipo de substâncias que permitem a dispersão de outra em seu meio (a água é um exemplo de solvente).

Solventes

No entanto, por ser usado como uma espécie de “diluidor”, os solventes sempre acabam contaminados pela outra substância que se dispersa em seu meio.

Riscos de contaminação do meio ambiente

Solventes são produtos químicos que, se despejados de forma errada, podem contaminar o meio ambiente gravemente e seu descarte deve ser feito com cuidado.

Fabricante

Utilize o solvente até o final de sua vida útil e procure os fabricantes para saber o destino correto. Apesar do descarte de solventes ser possível e a opção de reciclagem existir, é um processo complicado. Saiba mais na matéria "Apesar de reciclável, solvente é tóxico e destino é complicado". Mas lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!


Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Comentários 

 
-1 #1 2011-11-24 16:15
tenho muitos litros de solvente para descartar. Como faço? Resido em Araçatuba, sp, aguardo retorno, obrigado.
Citar
 
 
-1 #2 2011-11-28 14:22
Citando julio cesar:
tenho muitos litros de solvente para descartar. Como faço? Resido em Araçatuba, sp, aguardo retorno, obrigado.

Julio, a Lei Nº 15.121/2010 obriga empresas que industrializam tintas, vernizes e solventes a aceitar recipientes com sobras desses materiais a promoverem reciclagem ou reaproveitament o. Infelizmente, é lei municipal (São Paulo). Em Araçatuba, entre em contato com SAC do fabricante e/ou comerciante do produto e pergunte como proceder.
Caso não consiga, há empresas que reciclam solventes. Tente a Resol: http://www.resolquimica.com.br/contato.html . Contato com 11-48245000 e informe:
- Tipo de solvente e como utilizado, a saber, o tipo de resíduo que foi gerado;
- Qtde. exata do produto em litros; e
- Acondicionament o.
Eles o orientarão como proceder ou um técnico o visitará para análise. Talvez a reciclagem seja viável. Se não o for, farão o correto descarte do material (incineração ou aterro).
Equipe eCycle
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail