Como realizar o descarte de geladeira? É reciclável?

eCycle

O descarte inadequado pode liberar gases tóxicos, veja como descartar corretamente

Geladeira

Muita gente não sabe, mas geladeiras, assim como outros eletrodomésticos, são recicláveis. Não é raro encontrar esse tipo de aparelho jogado em terrenos baldios, rios e estradas. Por isso o descarte de geladeira de maneira correta é importante economicamente e ambientalmente.

Essa é uma situação extremamente perigosa, já que as geladeiras podem causar diversos problemas se não descartadas corretamente. Em primeiro lugar, são grandes e pesadas, alterando fortemente qualquer ecossistema.

De acordo com levantamentos realizados pela Indústria Fox, empresa especializada na reciclagem desse tipo de aparelho, geladeiras e freezers contribuem com 200 mil toneladas de resíduos descartados por ano no Brasil.

Além disso, podem liberar gases perigosos, como o Clorofluorcarboneto (CFC), que é responsável pela diminuição da camada de ozônio, e poluentes orgânicos persistentes (POPs) como o mercúrio. Outro problema associado ao descarte inadequado é a procriação de animais peçonhentos no interior das geladeiras, trazendo riscos à saúde humana.

Reciclagem

O processo é relativamente simples. Primeiro, os agentes de refrigeração, como o CFC, são extraídos do interior do compressor da geladeira. Em seguida, são tratados por um processo térmico que transforma o gás em solução ácida, que pode ser utilizada pela indústria química. O mesmo acontece com os POPs presentes na máquina.

O que sobra do aparelho é triturado e os restos de plástico, ferro, alumínio e quaisquer outros materiais que possam ser reutilizados são separados e encaminhados a empresas e cooperativas recicladoras.Mas a reciclagem não é a única solução. A doação também pode ser bem vinda, mas atente que pode simplesmente estar postergando o problema, pois não há garantias de que aquele que receber o eletrodoméstico o irá descartá-lo adequadamente quando a hora chegar. Outro aspecto importante reside no fato de que modelos antigos tendem a ser energeticamente pouco eficientes.

Você também pode utilizar nosso serviço de coleta em casa. Mas lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail