Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dia do Meio Ambiente sensibiliza pessoas, organizações e países quanto à importância da preservação da natureza

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 05 de Junho como o Dia do Meio Ambiente (WED – sigla de World Environment Day) em 1972, dando início à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que ficou conhecida como conferência de Estocolmo.

Objetivo do dia

O evento foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas para tratar das mudanças climáticas. Além disso, desde então, o Dia do Meio Ambiente é celebrado todos os anos, tendo sempre um tema e um país sede diferentes. A data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países para a importância de proteger a natureza.

O dia é celebrado de inúmeras maneiras, em mais de 100 países, incluindo desde ações de limpeza de praias e plantio de árvores até a convocação de funcionários e parceiros para se envolverem e fazerem a sua parte. É também um ótimo momento para mostrar sua contribuição para a sociedade.

Além do Dia do Meio Ambiente, no Brasil também se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, do dia 1 ao dia 5 de junho. A semana de conscientização foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, para complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A ideia é incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do meio ambiente.

Meio ambiente e sustentabilidade

Todos os anos, a ONU escolhe um tema para o Dia do Meio Ambiente. As ações ligadas ao tema de cada ano são coordenadas pelo Programa das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente (PNUMA), que realiza, incentiva e divulga eventos relacionados à data. Já estiveram em pauta temas como “Aumente a sua voz, não o nível do mar” (2014), o combate ao tráfico de animais (2016), à poluição plástica (2018) e à poluição do ar (2019).

Os eventos são sempre ligados aos Objetivos para o desenvolvimento sustentável, promovendo discussões e conscientização para que esses objetivos possam ser atingidos. Conheça o Desafio da Máscara, promovido pela ONU para divulgar a importância de combater a poluição do ar, que provoca uma morte a cada cinco segundos ao redor do mundo.

Confira a programação da ONU para 2022 e faça sua parte na campanha. Participe dos eventos, promova discussões e encontros com seus amigos e vizinhos e repense as atitudes do seu dia a dia que contribuem para o problema. Que tal deixar o carro em casa por uns dias? A matéria abaixo pode te ajudar:

Eco-friendly
O que significa ser eco-friendly?

Objetivos históricos

Dia do Meio Ambiente
Foto de Matthew Smith na Unsplash

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem alguns objetivos gerais que foram escolhidos pela Organização das Nações Unidas para o meio ambiente:

  1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos naturais e das questões ambientais;
  4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.

Saiba mais sobre o meio ambiente e a sua importância na matéria:

meio ambiente
Meio ambiente: o que é e qual sua importância?


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais