Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como e por que é importante contribuir com a coleta seletiva

A coleta seletiva é método que otimiza os processos de destinação do lixo. E por falar em lixo… Vale a pena ressaltar que “lixo” é uma palavra geral para designar as palavrasresíduo” (os descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização) e “rejeito” (aqueles que já não podem ser utilizados novamente).

postos de coleta seletiva
Pontos de coleta seletiva: onde levar seus resíduos

A importância da coleta é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Praticar a coleta é um dos pilares do consumo sustentável.

Como deve ser feita a coleta seletiva de lixo?

A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em tipos de resíduos, sendo eles:

  • Úmidos;
  • Secos;
  • Recicláveis;
  • Orgânicos.

E dentro dessas categorias há subcategorias. O tipo de material que pode ser reciclado, por exemplo, abrange o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros.

Qual é a importância da coleta seletiva?

Integrantes de cooperativas de coleta seletiva participam de capacitação
Imagem: Integrantes de cooperativas de coleta seletiva participam de capacitação por Andre Borges/Agência Brasília licenciado sob (CC BY 2.0)

Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários.

Separação de lixo
Separação de lixo: como fazer corretamente

Todo esse caminho tem muita importância, pois o lixo descartado incorretamente pode causar impactos socioambientais significativos. Nas áreas urbanas, o lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais inadequados formando focos de proliferação de mosquitos ou de outra fonte geradora de doenças. O vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. E o lixo plástico que não passou pela coleta pode entrar para a cadeia alimentar.

Nesse caso, até mesmo o lixo descartado corretamente pode ser transportado pelo vento e pela chuva e parar no oceano. No entanto, os descartes incorretos têm mais chances de serem transportados dessa forma (pelo vento e pela chuva).

Materiais perigosos como pilhas e objetos eletrônicos, quando descartados incorretamente, poluem o solo, a água e, às vezes, até mesmo o ar, de maneira significativa.

Além disso, a coleta de resíduos desempenha um papel importante na diminuição de exploração de recursos naturais. Isso porque ela contribui para o aumento da reciclagem e economia circular.

Para não errar na hora de descartar, é importante saber as cores da coleta seletiva. Você já sabe de cor estas cores? Não? Então dê uma olhada no vídeo do Portal eCycle:

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a não geração de resíduos sólidos e, quando gerados, a disposição final ambientalmente adequada. Para isso, a PNRS estabelece que a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos deve ser compartilhada, ou seja, todos – fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares de serviços públicos de limpeza urbana – têm responsabilidade pela disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Além disso, a mesma lei estabelece que haja integração e emancipação econômica dos catadores de materiais reutilizáveis no ciclo de vida dos produtos. Sendo assim, a importância da coleta seletiva também se dá no nível econômico-social.

Lixeiras para coleta seletiva
Lixeiras para coleta seletiva: modelos e características

Como fazer coleta seletiva em casa?

A separação é parte essencial para fazer coleta seletiva em casa! Quanto mais separado por tipos (alumínio, papelão, plásticos, vidro, etc), melhor! O material que você utiliza para embalar o descarte também conta para uma destinação adequada. Embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado. Isso porque eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. Entenda quais são os sacos de lixo para coleta seletiva adequados.

Não basta separar e embalar, é preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

A coleta seletiva de lixo orgânico também é importante. A compostagem doméstica é um meio pelo qual pode ser realizada a reciclagem dos descartes alimentares vegetais.

Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência, assim como os dias e horários das coletas, acesse os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.

coleta-seletiva-em-casa
Como fazer coleta seletiva em casa

A prefeitura não recolhe o material reutilizável. O que fazer?

Não é preciso esperar a prefeitura oferecer os serviços de coleta seletiva para dar a disposição mais adequada para seus resíduos. Em conjunto com os moradores do seu condomínio ou colaboradores da sua empresa, é possível implantar a coleta seletiva. Entenda mais sobre esse tema nas matérias abaixo e no manual em PDF “Guia básico de coleta seletiva“.

coleta seletiva em condomínios
Coleta seletiva em condomínios: como implantar
instituto muda
Instituto Muda: empresa de coleta seletiva em condomínios
instituto muda
Instituto Muda: empresa de coleta seletiva em condomínios

Você parou e pensou que a implantação da coleta seletiva no seu condomínio pode sair cara? Saiba que, ao contrário, se você também implantar a reciclagem é possível conseguir recursos financeiros para o condomínio. Entenda melhor esse tema nas matérias:

Como reciclar: dicas e cinco passos para começar
coleta seletiva em condomínios
Soluções para a coleta seletiva em condomínios

Empresas de coleta seletiva

Para facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos, existem empresas especializadas que oferecem um projeto específico para viabilizar a coleta seletiva em condomínios. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, para além de outros benefícios.

Em São Paulo, uma empresa que atua com projeto de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a coleta seletiva em seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você.

Verifique o campo
Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais