O mundo afogado em CO2

eCycle

Empresa transforma a poluição do ar em imagens

CO2

Nova York, a maior cidade do planeta, é também uma das que mais emitem dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases associados ao efeito estufa, cujo desequilíbrio é determinante no que se refere à ação humana em sua contribuição para o aquecimento global. Apenas em 2010 foram mais de 54 milhões de toneladas, sendo 75% originárias dos grandes edifícios e o restante dos veículos que passam pelas ruas da cidade. Mas o que significam, na prática, esses dados?

Para responder essa pergunta, o Carbon Visuals, um site que divulga dados sobre a emissões de carbono, utilizou sua técnica inovadora para tornar visível a quantidade de CO2. Nela, o gás carbônico é transformado em esferas de 10 metros de diâmetro, cada uma contendo uma tonelada.

6.240 esferas de CO2 emitidas em uma hora
6.240 esferas de CO2 emitidas em uma hora

De acordo com cálculos realizados pela empresa, cada esfera é gerada em 0,58 segundos, o que mostra a situação preocupante da cidade. Em uma hora são emitidas 6.240 toneladas de CO2. Mesmo com os planos de redução de emissões de carbono da cidade – entre 2005 e 2010, houve uma diminuição de 12% e que, até 2017, deve chegar a 30% -, ainda há muito a ser feito, sob pena dos efeitos das mudanças climáticas em curso.

As 54.349.650 toneladas emitidas no ano de 2010
As 54.349.650 toneladas emitidas no ano de 2010

Como 70% de toda a emissão de gás carbônico tem início nas cidades, seriam necessárias diversas medidas macro e micro para que esse tipo de problema começasse a ser resolvido. Para ter uma ideia melhor, assista ao vídeo abaixo:



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail