Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Documentário é mais uma parceria de Leonardo DiCaprio com a Netflix e revela uma nova faceta da causa pró-veganismo

O documentárioCowspiracy: The Sustainability Secret” (Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade) foi lançado no final de 2014 e quebrou paradigmas desde então. Feito por Kip Andersen e Keegan Kuhn, com produção executiva de Leonardo DiCaprio, o filme aborda a importância do veganismo e os impactos da indústria agropecuária por uma perspectiva diferenciada e de denúncia.

Ele insulta as principais organizações ambientais de renome, como Greenpeace e WWF. Isso devido a sua omissão quanto às consequências do consumo de carne. No documentário a mensagem passada é de que a agropecuária é a principal causa do desmatamento e uma das causas da destruição da floresta amazônica e de outros danos ambientais.

Michael Pollan, jornalista renomado e autor de “O dilema do onívoro“, Richard Oppenlander, autor de “Food Choice e Sustainability“, e Will Potter, autor de “Green is the new Red“, fornecem entrevistas que permeiam o conteúdo do filme.

A produção está disponível no serviço de streaming Netflix do mundo todo com legendas em português, francês, inglês, espanhol e holandês. Em “Cowspiracy“, o cineasta Kip Andersen conta sua história de envolvimento com a causa ambiental. Ele, como muitos outros, voltou os olhares sobre a questão após assistir ao documentário de Al Gore, “Uma verdade inconveniente“.

Mas após se deparar com estatísticas oficiais da ONU que informavam que a agricultura animal gera mais gases de efeito estufa do que todas as emissões do setor de transportes (carros, caminhões, trens, navios e aviões), a vontade de pesquisar mais sobre o tema surgiu, e, junto com ela, o documentário.

“Eu descobri que um hambúrguer de 114 gramas requer quase 2,5 mil litros de água para ser produzido. Eu tenho tomado banhos curtos para economizar água e descubro que comer apenas um hambúrguer é equivalente a dois meses de banho”, diz Kip no documentário.

Quais os principais impactos ambientais levantados no documentário Cowspiracy?

De acordo com informações reveladas no filme, a indústria agropecuária é responsável pelo maior crime ambiental da história. Alguns impactos incluem:

Quanto à linguagem, o documentário expõe a jornada do cineasta Kip Andersen na tentativa de entrar em contato com as organizações. Isso é muito relevante para elucidar a resistência delas em se manifestarem sobre o assunto. Além disso, a riqueza em infográficos torna o documentário muito informativo e didático. Vale lembrar que todos os estudos citados no documentário estão disponíveis no site Cowspiracy para consulta.

O envolvimento do ator Leonardo DiCaprio com o documentário é fruto de mais uma parceria com a Netflix. DiCaprio se uniu à empresa para produzir documentários com enfoque no meio ambiente e na conservação do planeta para o serviço de streaming. Outra produção dessa parceria é o documentário “Virunga“, que conta a luta de guardas florestais na tentativa de preservar o parque nacional mais antigo da República Democrática do Congo.

Qual objetivo do documentário Cowspiracy?

cowspiracy
Foto de Louis Hansel na Unsplash

A mensagem que o filme deixa é sobre a necessidade de reduzir o consumo de carne para salvar o planeta. Diversos estudos apontam os benefícios de uma dieta vegetariana para a saúde humana. Além disso, uma pesquisa classificou as carnes processadas como cancerígenas e a carne vermelha como potencialmente cancerígena. Diante de todos esses impactos para o meio ambiente e para a nossa saúde, fica o desafio de mudar hábitos para reduzir o consumo de carne.

Comer também pode ser um ato político. Ao escolher o que está presente em sua mesa, você também está decidindo alguns dos rumos que o planeta vai tomar (saiba mais sobre os impactos ambientais do consumo de carne e a devastação causada pela indústria agropecuária).

Confira o trailer oficial do documentário (em inglês):

O que falaram sobre o documentário?

“Cowspiracy talvez seja o mais importante filme para inspirar a salvar o planeta”.
Louie Psihoyos, diretor do documentário The Cove, ganhador do Oscar

“Um documentário que vai sacudir e inspirar o movimento ambientalista”.
Darren Aronofsky, diretor de Noé

“Um novo olhar. Poucos filmes são corajosos o suficiente para abordar um tema tão controverso”.
Examiner.com

“[Andersen] não enrola e não traz desculpas: ‘O futuro do nosso planeta está sendo destruído por essa indústria. É difícil argumentar contra os dados”.
The Huffington Post

Cowspiracy realmente faz ligar os pontos. É inegavelmente um esforço excepcional em estatísticas.”
Shaun Monson, diretor de Terráqueos


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais