Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Restos de alimento podem ser usados para fazer um adubo orgânico de qualidade para suas plantas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Cascas, talos e partes ruins dos alimentos não precisam ser descartadas após o preparo das suas refeições. É possível usar esses restos de alimentos para fazer adubo orgânico, seja pela compostagem ou através de uma versão mais simples da composteira. Se você tem um quintal com um pouco de terra sobrando, também pode enterrar os restos de vegetais e esperar que se decomponham, antes de misturar o material com o restante do jardim.

Em espaços mais urbanos, a compostagem surge como uma opção mais viável, já que não exige a presença de terra. Existem vários tamanhos de composteira, de acordo com a necessidade de cada família. Aderir à compostagem é uma forma de reduzir sua pegada ambiental, já que o processo biológico valoriza a matéria orgânica, transformando os restos de alimentos em adubo, o húmus. Trata-se de um processo natural em que micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.

Depois de adotados todos os cuidados possíveis para reduzir o desperdício de alimentos em casa, ainda é possível aproveitar os nutrientes presentes em partes dos alimentos que já não servem para ingestão. Usar a composteira é uma forma de fazer adubo orgânico com resto de alimentos.

Adubo orgânico

Compostar? Pode parece e de fato é um processo incrível ver seu lixo orgânico transformado em húmus, um rico adubo para plantas sem cheiro e com textura parecida com a da terra. Você pode colocar na composteira os restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros), cascas de ovo, saquinhos de chá, gravetos e até guardanapos usados. O processo é simples e higiênico.

Além da composteira, outra forma de fazer adubo orgânico com resto de alimentos é usar uma espécie de minicomposteira – uma versão menor e mais caseira, para quem não tem tanto espaço ou disposição. Com dois potes de sorvete você consegue simular uma caixa coletora de compostagem e produzir um pouco de adubo orgânico para seus vasos de plantas.

Compostagem
O que é compostagem e como fazer?

Passo a passo

Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes, cubra com um pouco de terra e adicione as cascas de legumes e frutas já triturados – você pode batê-los no liquidificador, mas escorra o excesso de água antes de colocar as cascas no pote de sorvete.

Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto, é só esperar. Depois de cerca de 40 dias você terá feito um adubo orgânico com seus restos de alimentos.

Faça alguns furos também na tampa, para aumentar a oxigenação. Coloque o segundo pote embaixo do pote que você encheu com o resto de alimentos. Ele servirá para coletar o chorume que escorre durante o processo de decomposição dos alimentos.

Esse líquido também é um ótimo adubo e pesticida natural para suas plantas – para usar como fertilizante, dilua uma parte de chorume em 10 partes de água e use para regar as plantas como de costume. No caso do uso para combater pragas, dilua o chorume em água na proporção de 1 para 1.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais