Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Depois de plantar, você pode colher a bucha vegetal dentro de um ano e aproveitar todos os seus benefícios

Como plantar bucha vegetal? Você já se fez essa pergunta? Se você não sabe plantar bucha vegetal, vale a pena aprender. Afinal de contas, a bucha vegetal ou Luffa cylindrica (nome científico) possui diversos benefícios para saúde, higiene pessoal e limpeza da casa. Ela possui esse nome científico porque é o fruto de uma trepadeira chamada Luffa.

Bucha vegetal: como usar e seus diversos benefícios

Quando cultivada, as folhas, frutos e sementes são usadas para prevenção de doenças como anemia, bronquite, asma, hemorragias, entre outras. No banho, ela limpa com mais eficiência, é considerada um ótimo esfoliante por retirar as células mortas da pele e ainda estimula a circulação sanguínea.

Na lavagem de louça é mais barata, não risca os utensílios e é bem mais difícil de ser contaminada do que uma esponja sintética tradicional, de plástico poliuretano (que além de tudo isso, ainda é de difícil reciclagem). Já a bucha vegetal é um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser utilizada no dia a dia. Na sua decomposição, ela não deixa nenhum resíduo e pode ser compostada, desde que na composteira seca. Saiba mais sobre os benefícios da bucha vegetal na matéria: “Bucha vegetal: como usar e seus diversos benefícios“.

Composteira
Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Como plantar bucha vegetal

Materiais necessários

  • 1 jardineira quadrada grande de medida 50 cm x 50 cm x 50 cm;
  • Terra preta;
  • 3 sementes de Luffa cylindrica;
  • 1 tesoura para podar.

Como plantar

É preciso plantar a bucha vegetal no início da primavera. Após separar os materiais, cave um buraco de 2 cm a 3 cm no centro da jardineira, coloque as três sementes de bucha vegetal e cubra-as com um pouco de terra preta. Feito isso, regue-as com água. Depois, deixe a jardineira em um local em que bata sol diretamente na planta. Quando chegar o verão, coloque um suporte perto da trepadeira, porque os caules vão se expandir com muita rapidez.

A quantidade de água deve ser moderada, pois caso você venha a encharcar a planta, o excesso de umidade fará com que ocorra proliferação de fungos. Mas não deixe de colocar água. Toda planta precisa ser hidratada. Acontece que algumas gostam mais de água do que outras.

Buchas vegetais podem ser o futuro da energia limpa e renovável

A melhor época para colher a bucha vegetal é no verão. Mas você deverá esperar um ano e, no verão seguinte ao que você colocou o suporte, as buchas estarão prontas para a colheita. Nessa hora, você deve pegar a cultivtesoura para cortar o cabinho no qual sua bucha vegetal se prende. Não arranque a bucha com a mão, você poderá danifica-lá. Para saber qual é a hora de colher, você deve reparar na casca. Caso ela esteja com um tom amarelo-castanho, significa que está pronta para colheita.

Após retirar a bucha, coloque-a em um lugar fresco e seco sobre uma folha de jornal. Em poucos dias, as sementes se soltarão. Outra possibilidade é você mesmo arrancar a casca e depois bater na bucha até que as sementes se soltem. Guarde-as se quiser repetir o processo.

Enquanto sua bucha não fica pronta, adquira os modelos de bucha vegetal disponíveis no mercado para não degradar o ambiente com esponjas sintéticas.

Veja no vídeo como plantar sua bucha vegetal:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais