Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Matar formigas é mais difícil do que parece, mas você pode acabar com elas de maneira sustentável

Matar formigas é mais difícil do que parece. Sem a devida manutenção, você pode acabar tendo que matar formigas para sempre. Saber como acabar com formigas em sua casa, por outro lado, é uma tarefa mais simples. Materiais comuns e naturais como sal, vinagre, suco de limão, água e outros podem ser misturados para espantar as formigas da sua casa.

A aplicação é feita na passagem das formigas, nas entradas como buracos ou rachaduras ou no foco principal. Existem várias combinações possíveis de inseticida natural que você pode preparar em casa.

O uso de substâncias químicas, como pesticidas, embora eficientes para matar formigas, via de regra se apresenta prejudicial à saúde, principalmente quando utilizadas em um local frequentado por crianças ou animais de estimação. Além disso, elas também podem contaminar o meio ambiente. Além do mau cheiro e toxicidade ao serem inaladas, ao atingirem o solo, essas substâncias são capazes de contaminá-lo, bem como os lençóis freáticos ou poços de água que abastecem as residências.

Na agricultura, o uso desses químicos no combate a pestes acaba gerando riscos aos consumidores desses alimentos, que nem sempre tomam os cuidados necessários para descontaminar produtos não orgânicos. Aproveite e confira algumas dicas sobre como acabar com esse risco na matéria: “O são pesticidas e para que servem?“.

Outra forma usual na aplicação de pesticidas se dá no combate a alguns insetos domésticos, a exemplo de formigas – insetos que, ao trafegarem por locais contaminados, como lixo e esgoto, se transformam em vetores mecânicos de organismos patogênicos, podendo acarretar doenças diversas, principalmente as relacionadas a problemas gastrointestinais.

A solução mais frequente é a aplicação de inseticidas, mas estes trazem riscos equivalentes aos que há pouco mencionamos. Como alternativa a essas substâncias, existem algumas maneiras mais sustentáveis e ecológicas, como o uso de materiais biodegradáveis. Acompanhe aqui algumas dicas que poderão ajudar a acabar com formigas.

Basicamente, os ingredientes que você vai precisar para acabar com formigas serão: sal, limão, vinagre e água em medidas iguais, cascas de laranja com água, vaselina, pimenta caiena, giz, fita adesiva, farinha de milho, cravo e canela (em pó ou spray), óleo de hortelã-pimenta, açúcar refinado, borra de café, água fervente, bicarbonato de sódio e vinagre.

Você pode usar esses ingredientes em dois métodos distintos: o de aplicação direta e o de prevenção.

Aplicação direta com ingredientes naturais

  • Borrife as formigas com água e vinagre em medidas iguais. O baixo pH da mistura deverá exterminá-las sem danificar os móveis, lembrando que vinagre e bicarbonato de sódio também são ótimos ingredientes para limpeza de superfícies.
  • Quando vir formigas, use uma fita adesiva sobre ela e pressione com os dedos, repetindo o processo até o término da cola da fita, e capture o maior número possível de formigas.
  • Alimente-as com farinha de milho. Esse método natural é eficaz para matar formigas, já que a farinha de milho dificulta a digestão das formigas, provocando sua morte.
  • No foco principal, despeje água quente com sabão para matar a maior parte das formigas.

Como acabar com as formigas

como-acabar-com-formigas
Foto: Por keeping it real, sob CC BY-SA 2.0, em Flickr

Identifique o percurso que as formigas fazem e busque encontrar sua origem. Procure por áreas em sua casa que possam servir como entradas para as formigas. Isso inclui buracos, janelas, portas de entrada de animais e rachaduras. Depois de encontradas essas áreas, use algumas dessas técnicas de prevenção:

  • Espalhe sal nas superfícies planas, como, por exemplo, nas janelas. Diferentemente do açúcar, as formigas não vão mais incomodar.
  • Desenhe barreiras com o giz. Com o giz grudado nas paredes e frestas das portas, as formigas vão desistir de entrar porque não gostam do carbonato de cálcio presente no giz.
  • Esprema limão nas bordas que ficam expostas ao ar livre. O cheiro forte da fruta cítrica vai espantar as formigas.
  • Cubra fendas e rachaduras ocupadas pelas formigas com pimenta caiena. Mas faça isso fora do alcance dos animais domésticos, para que eles não tentem cheirar ou lamber a pimenta.
  • Nas superfícies maiores, borrife a mistura de água e vinagre.
  • Espalhe cascas de limão ou laranja em torno do alicerce da sua casa ou nos formigueiros. Novamente, com o cheiro cítrico da fruta as formigas devem fugir.
  • Passe vaselina ao longo das bordas dos seus recipientes. Use isso nas tigelas dos seus animais de estimação que, como ficam em contato com o chão, podem atrair muitas formigas. Com isso, elas não vão mais incomodar o seu bicho quando ele estiver comendo.
  • O cravo também ajuda a espantar as formigas. Para esse método, é só colocar um pedaço da especiaria dentro do açucareiro e nos pratos que ficam em volta dos bolos para evitar que as formigas cheguem nos alimentos.
  • A canela em pó pode ser colocada em torno do local onde elas surgem. É fácil de limpar após a aplicação e as formigas detestam pequenos detritos em seu caminho. Já o óleo de canela em spray é ótimo para borrifar em torno de lugares que servem como acesso e caminho dos insetos.
  • Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em torno de janelas, portas, pias e outros acessos e caminhos. Além do benefício de combate às formigas, o produto deixa um aroma agradável no local. O mesmo procedimento feito com água e sabonete líquido de hortelã também funciona.
  • Por incrível que pareça, além de carregarem alimentos, as formigas também carregam substâncias ácidas para sua proteção. Para combater isso, misture bicarbonato de sódio e açúcar refinado em uma tampa de plástico e deposite em locais estratégicos.
  • Passe borra de café nas frestas e buracos que podem servir de abrigo para formigas.
  • Espalhe creme de trigo em torno de formigueiros ou em caminhos que esses insetos fazem. As formigas se alimentarão do creme e, por conta da composição, sofrerão processo de expansão, que as levará à morte.

Outro método eficaz para acabar com formigas é deixar a casa limpa. Não deixe migalhas espalhadas pelo chão e limpe com frequência sua bancada, principalmente a da cozinha.

Lembre-se também que as formigas são parte da cadeia alimentar. Não elimine todas as que vivem no seu bairro, concentre-se em proteger apenas a sua casa.

Veja um vídeo demonstrativo dessas técnicas (em inglês):


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais