BeeGreen: empresa de Curitiba aposta na produção nacional de canudos reutilizáveis

eCycle

Fundada por mulheres e focada no empreendedorismo social, BeeGreen fabrica canudos de inox e ecobags de modo sustentável e inteiramente local

Canudos de inox da BeeGreen

A BeeGreen é uma start-up de sustentabilidade e empreendedorismo social que nasceu de um sonho ambicioso de duas sócias e amigas: deixar um mundo melhor para seus filhos. Fundada em Curitiba por duas mães, Jéssica Pertile e Patricya Soares Bezerra, a empresa fabrica canudos reutilizáveis e ecobags, além de divulgar conteúdo didático sobre consumo sustentável e lixo zero.

As duas sócias já atuavam em grupos locais relacionados ao conceito lixo zero e à sustentabilidade e, no começo de 2017, começaram as vendas dos canudos de inox. O início se deu timidamente, mas a BeeGreen teve um crescimento rápido em 2018, impulsionada por leis de proibição aos canudos plásticos e pelo crescimento do assunto na mídia, que elegeu os canudinhos descartáveis como gatilho mental para a pauta do lixo plástico.

Bióloga e com MBA em Gestão Ambiental, Jessica já atuava profissionalmente na área de sustentabilidade, gerenciando resíduos em condomínios residenciais e eventos como festivais de música e shows. Patricya trabalhava com comércio exterior e estudava engenharia de produção. As duas já eram adeptas da compostagem e sempre procuravam evitar os plásticos descartáveis e foi justamente essa busca que as levou a fundarem a BeeGreen.

"Fizemos muitas pesquisas para encontrar marcas e produtos que atendessem as necessidades de uma pessoa lixo zero e encontramos pouca ou nenhuma alternativa no mercado nacional", conta Jessica. Além das vendas, elas perceberam também uma necessidade de ensinar para as pessoas como e quando usar produtos ecologicamente corretos, agregando conteúdo didático e explicativo de caráter ambiental em suas comunicações.

A produção começou pelos canudos de inox, em uma escolha quase natural, já que o produto apresentava demanda crescente entre os consumidores sustentáveis e não havia empresas brasileiras fabricantes. Os canudos reutilizáveis precisavam ser importados, o que faz com que não sejam lá tão sustentáveis, por conta das emissões do transporte e do lixo produzido por navios e aviões cargueiros.

Assim, desde o começo, atentas ao conceito “Quilômetro Zero”, que preconiza que quanto mais próximos estiverem os agentes do consumo (fornecedores, fabricantes, vendedores, consumidores e outros) menores as emissões, as sócias priorizaram a produção nacional. A BeeGreen realiza por conta própria todas as etapas de produção de seus canudos de inox, da concepção e design até a fabricação. Elas gerenciam a compra de materiais sustentáveis, matérias-primas certificadas e fabricam o canudo de inox com total controle de qualidade.

A BeeGreen também comercializa ecobags, feitas em sua grande parte com algodão orgânico. Em toda a cadeira de produção, as sócias dão preferência para empresas locais, sendo que grande parte dos parceiros são de Curitiba ou sua região metropolitana, além de fazerem parcerias com cooperativas locais. A perspectiva de inclusão de gênero está presente no negócio desde sua fundação, com um olhar sempre atento ao empreendedorismo social.

As embalagens dos produtos, como não poderia deixar de ser, são livres de plástico e feitas em papel reciclado. Além disso, a BeeGreen possui o selo Eu Reciclo para logística reversa das embalagens de papel de seus produtos.

A ideia da BeeGreen é ajudar os consumidores a repensarem os impactos de seu consumo. Os canudos de inox são comercializados juntamente com uma escovinha apropriada para limpeza e, se você quiser, também pode adquirir um saquinho de pano para carregar seu canudo reutilizável na bolsa sem maiores preocupações. O canudo de inox é leve, higiênico e resistente, funcionando como um novo talher em sua gaveta - e a intenção é que dure muitos anos, evitando o consumo de milhares de canudinhos de plástico.

Além de evitar os canudinhos de plástico, confira outras dicas de como reduzir o seu lixo plástico:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail