Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba tudo o que você precisa sobre como fazer coleta seletiva em casa para fazer um descarte sustentável

Saber como fazer coleta seletiva em casa é o primeiro passo para um descarte correto. O lixo destinado de forma inadequada muitas vezes escapa para o meio ambiente, causando danos para animais e pessoas a curto e a longo prazo.

poluição do solo
Poluição do solo: conheça causas e consequências

Por isso é importante saber como fazer coleta seletiva em casa. Você já sabe tudo sobre ela? Dê uma olhada nas dicas indispensáveis para fazer a coleta seletiva utilizando poucos minutos de dedicação, mas que fazem toda a diferença no descarte final dos resíduos!

Como fazer a coleta seletiva em casa

É seu? Leve para casa

A vida corrida nem sempre nos permite comer ou consumir tudo em casa. Às vezes precisamos fazer aquele lanchinho na padaria e o que sobra é a embalagem. Mas depois de consumir você não tem certeza se o lixo que sobrou terá o melhor destino. Então que tal, sempre que possível, levar sua embalagem para casa e garantir que ela tenha um destino correto? Sabe-se que empresas e governos também têm a obrigação de colaborar para a melhor gestão dos resíduos sólidos, mas nem sempre isso acontece. Então vamos fazer nossa parte para a coleta de resíduos acontecer.

Política Nacional de Resíduos Sólidos
O que é Política Nacional de Resíduos Sólidos?
Reciclagem
Reciclagem: o que é e qual a importância?

Facilite a vida dos trabalhadores da coleta seletiva

Sempre que possível, facilite a vida dos trabalhadores da coleta seletiva. Procure higienizar da maneira mais sustentável possível seus descartes. Embalagens, por exemplo, podem ser cortadas, abertas e colocadas dentro da pia da cozinha e, ao longo do dia, a própria água utilizada para lavar louças e outros objetos, ao cair na embalagem, acabará por limpá-la também. Dessa forma você poupa os trabalhadores dos desconfortos causados pelo mau cheiro, contribui para a não proliferação de vetores de doenças e ainda evita a deterioração do material, aumentando as chances de reciclagem.

Separe

A separação é parte essencial para fazer coleta seletiva em casa! Quanto mais separado por tipos (alumínio, papelão, plásticos, vidro, etc), melhor! E saiba que o plástico possui diversos tipos! Entenda melhor esse tema na matéria: “Conheça os tipos de plásticos existentes“.

Mas não são só os materiais recicláveis que você deve separar. Resíduos perigosos como remédios, pilhas e solventes também têm que ser separados. Nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle você encontra postos de reciclagem perto de sua casa que recebem esse tipo de descarte.

Descarte de medicamentos
Descarte de medicamentos: saiba como fazer

E para a coleta seletiva do lixo orgânico… Compostagem! Entenda melhor esse tema na matéria: “O que é compostagem e como fazer“. Para saber mais detalhes sobre a separação do lixo, dê uma olhada na matéria: “Separação do lixo: como separar o lixo corretamente“.

Composteira
Privado: Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Embale corretamente

O material que você utiliza para embalar o descarte também conta para uma destinação adequada. Embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado, pois eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. Para saber a melhor forma de embalar seus resíduos para a coleta seletiva, dê uma olhada na matéria: “Sacos de lixo para coleta seletiva: quais utilizar?

Destine corretamente

Não basta separar e embalar, é preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

Caso a prefeitura da sua cidade não faça a coleta seletiva na sua rua, garanta o melhor tratamento para seus descartes. Consulte gratuitamente quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca do Portal eCycle.

Evite o descarte

Melhor que destinar o resíduo corretamente, é não gerá-lo. Você sabe como pode fazer isso? Reutilizando ou não consumindo. Isso mesmo, cada vez que for consumir algo, repense se é necessário mesmo, assim você evita uma maior produção de descartes. Saiba mais sobre consumo consciente na matéria: “O que é consumo consciente?“.

Para não errar na hora de descartar, é importante saber as cores da coleta seletiva. Você já sabe de cor estas cores? Não? Então dê uma olhada no vídeo do Portal eCycle:

Lixeiras para coleta seletiva
Lixeiras para coleta seletiva: modelos e características

Mora em condomínio?

Para facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos, existem empresas especializadas que oferecem um projeto específico para viabilizar a coleta seletiva em condomínios. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, para além de outros benefícios.

Em São Paulo, uma empresa que atua com projeto de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.

instituto muda
Instituto Muda: empresa de coleta seletiva em condomínios

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a coleta seletiva em seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você.

Verifique o campo
Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais