Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda a história, o significado, a importância e as variações do símbolo da reciclagem

O símbolo da reciclagem, também conhecido como símbolo da coleta seletiva, é um dos símbolos gráficos mais reconhecidos no mundo e ajudou a incentivar a reciclagem global, mas nem todo mundo sabe de onde ele veio.

Tudo começou com o primeiro Dia da Terra, em 1970, quando a empresa Container Corporation of America, uma grande produtora de papelão reciclado, patrocinou um concurso para estudantes de arte e design para conscientizá-los sobre questões ambientais. O estudante universitário de 23 anos, Gary Anderson, ganhou o concurso com a imagem do símbolo da reciclagem universal.

O símbolo que foi eleito e julgado por designers reconhecidos como líderes mundiais em gráficos e arte industrial, incluindo Saul Bass, Herbert Bayer, James Miho, Herbert Pinzke e Eliot Noyes, não se tornou marca registrada, é de domínio público, ou seja, não possui direitos exclusivos de propriedade, podendo ser modificado e utilizado por qualquer um sem o pagamento de royalties.

12 dicas de reutilização e reciclagem com caixa de leite

O que significa o simbolo da reciclagem

símbolo da reciclagem
Imagem: autor desconhecido

A contribuição de Gary Anderson para o design gráfico com o símbolo da reciclagem chegou a ser chamada de um dos “ícones de design mais importantes da América”.

Anderson desenhou um símbolo e enviou três variações para a competição. A ideia básica envolvendo três setas planas em preto e branco que se curvam e recuam entre si resgata a figura topológica da fita de Möbius; e traz a ideia de infinito, um conceito muito próximo da ideia de reciclagem, que é o significado do símbolo. Mas Gary Anderson também se inspirou na arte psicodélica, na moderação e no equilíbrio.

A reciclagem de eletrônicos hoje

Fita de Möbius

A fita de Möbius, que serviu de inspiração para o simbolo da reciclagem, é uma superfície com apenas um lado e tem a propriedade matemática de ser inorientável. Se, hipoteticamente, uma formiga começar a andar por uma fita de Möbius, ela percorrerá toda a área infinitamente sem precisar fazer desvios. É justamente essa propriedade de “ciclo sem fim” da fita de Möbius que inspira o significado do símbolo da reciclagem. Ela (a fita de Möbius) foi descoberta de forma independente pelos matemáticos alemães August Ferdinand Möbius e Johann Benedict Listing em 1858 e é muito utilizada como correia transportadora em impressoras, resistores, supercondutores e tecnologia de escala atômica. Entenda melhor como funciona a tira de Möbius no vídeo:

 

Tipos de símbolo da reciclagem

Existem inúmeras variantes do símbolo da reciclagem no mundo. Mas a maioria das variantes do símbolo da coleta seletiva utilizadas têm todas as setas dobrando sobre si mesmas, produzindo uma fita de Möbius com três meias reviravoltas.

O American Paper Institute promoveu quatro variantes diferentes do símbolo de reciclagem para diferentes fins. O símbolo da reciclagem simples, branco e preto, deveria ser usado para indicar que um produto é reciclável. As outras duas variantes apresentam um símbolo da reciclagem dentro de um círculo – branco em preto ou preto em branco – e é utilizado para representar produtos feitos de materiais reciclados, com a versão branca sobre preto para indicar fibra 100% reciclada e versão em preto e branco para produtos que contenham parcialmente fibras recicladas.

barco
90% do plástico dos oceanos vem de apenas 10 rios

Em 1988, a American Society of the Plastics Industry (SPI) desenvolveu um código numeral de identificação que é utilizado para indicar o tipo de material predominante usado na fabricação do produto ou embalagem. A função do número, que vai de um a 140, é facilitar a identificação do produto e sua reciclagem. No caso dos plásticos, o número de identificação vai de um a sete:

símbolo da reciclagem plásticos
Water Bottle” por Juan Manuel Corredor, “plastic bag” por Gilda Martini, “pipe” por Bakunetsu Kaito, “plastic cup” por Juraj Sedlák, “sponge” por Vittorio Maria Vecchi, “plastic wrap” por S. Salinas e “Plastic Deck Chairs Sun Beds” por Oleksandr Panasovskyi em the Noun Project
  1. PET ou PETE Tereftalato de polietileno)
  2. PEAD (Polietileno de alta densidade)
  3. PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila)
  4. PEBD (Polietileno de baixa densidade)
  5. PP (Polipropileno)
  6. PS (Poliestireno)
  7. Outros plásticos

Além dos números de identificação de tipo de material utilizado na composição do material, a American Society of the Plastics Industry (SPI) desenvolveu diferentes símbolos de reciclagem que podem ser representados em unicode:

Símbolo universal de reciclagem (U + 2672 ♲)

símbolo universal da reciclagem

Símbolo genérico da reciclagem (U + 267A ♺)

símbolo genérico da reciclagem

Símbolo universal da reciclagem na cor preta (U + 267B ♻)

símbolo universal da reciclagem

Símbolo que indica que o produto contém papel reciclado (U + 267C ♼)

símbolo que indica que o produto contém papel reciclado

Símbolo que indica que uma parte do produto contém papel reciclado (U + 267D ♽)

símbolo que indica que o produto contém parcialmente papel reciclado

Símbolo que indica que o papel é durável e/ou que não foram utilizados ácidos na sua fabricação (U + 267E ♾)

símbolo da reciclagem que indica que o papel é durável

Importância do símbolo da reciclagem

O símbolo da reciclagem, ou da coleta seletiva, é muito importante para a destinação final dos resíduos. Isso porque ele facilita a identificação do lixo, impactando positivamente sua seleção, manuseio, transporte e tratamento. Afinal de contas, quando vemos o símbolo da reciclagem nas embalagens já sabemos que elas podem ser destinadas para a coleta seletiva. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “O que é coleta seletiva?“.

coleta seletiva
O que é coleta seletiva e qual a sua importância?

Símbolo da reciclagem irônico

Símbolo da reciclagem irônico

O símbolo da reciclagem irônico é uma versão satírica do logotipo da reciclagem ecológica e apareceu pela primeira vez em 1998 em uma instalação de arte em Bayonne, Nova Jersey. Com setas que, em vez de indicar um movimento circular conectado à reciclagem, expressam um movimento retorcido para dentro e para fora, indicando que na criação do produto houve desperdício.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais