Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça os benefícios do alecrim, para que serve e como fazer seu chá

Rosmarinus officinalis (em latim: ros = orvalho; marinus = mar), conhecido como alecrim ou alecrim-da-horta, é uma espécie originária da região do Mediterrâneo e muito conhecida no Brasil. Quem nunca escutou a música “Alecrim Dourado”?

Durante centenas de anos, na Europa, a planta foi associada com a memória. Na peça Hamlet, de Shakespeare (ato IV, cena 5), Ofélia mostra um ramo de alecrim para seu irmão Laertes e diz: “Ali está um alecrim, ele é para lembrança; Reze, ame e lembre…”.

Com folhas estreitas, pontiagudas e caule lenhoso, apresenta flores azuis e formato de arbustos (que pode chegar a dois metros de altura). O alecrim é considerado uma planta da família Lamiaceae, como menta, lavanda e orégano.

Pesquisa comprova eficácia de óleos de orégano e de cravo no combate a larvas do Aedes

Chá de alecrim

O chá é o método mais comum de consumir a erva. Além do aroma, o sabor também agrada muitas pessoas. A Anvisa apresenta a seguinte receita como orientação de preparo do alecrim por infusão:

  • 2 gramas de folhas secas de alecrim
  • 150 mL de água
  • tomar 15 minutos após o preparo
  • 3 a 4 vezes entre as refeições

O chá de alecrim pode causar alguns efeitos adversos, portanto essa dose é recomendada para pessoas acima de 12 anos de idade. Lembrando que o certo é utilizar as folhas secas da erva.

Chás
Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar
chá-de-alecrim
Chá de alecrim: para que serve e benefícios

Benefícios e para que serve o alecrim

alecrim
Imagem de Lebensmittelfotos por Pixabay

As folhas de alecrim possui diversos compostos químicos (como o carnosol, ácido carnósico e os ácidos fenólicos), que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, relaxantes, aromas e sabores. As ações farmacológicas presentes na erva podem ativar a circulação periférica e funcionam como anti-inflamatório. Sendo assim, o alecrim pode ser utilizado de várias formas, desde em alimentos até na inibição do crescimento de tumores.

Prevenção do câncer

Estudos mostram que extratos da erva podem prevenir a replicação de células cancerígenas, inibindo assim o crescimento tumoral.

Hipertensão

Pesquisas apontam que o chá de alecrim é rico em propriedades que podem ajudar na redução da pressão arterial, podendo tratar problemas de hipertensão.

Efeito na memória

Outros estudos mostraram certa influência do óleo essencial do alecrim sobre a memória. Foi observado que voluntários, quando expostos ao aroma que o óleo essencial do alecrim possui, apresentaram melhor desempenho em um teste de memória.

Remédio para gripes e resfriados

A erva é conhecida mundialmente como um remédio caseiro para gripes e resfriados. A ação expectorante do alecrim durante a inalação ajuda a limpar as vias aéreas e facilitar a respiração. Além disso, suas ações antivirais e antimicrobianas estimulam a circulação sanguínea para o cérebro, que alivia a dor de cabeça.

Para que serve o óleo de alecrim e como fazer

As formas mais comuns utilizadas se dão naturalmente, em chá, em pó, extrato e óleo essencial. Entre suas utilizações benéficas, estão:

  • Condimento em alimentos;
  • Conservante em cosméticos e alimentos;
  • Relaxante muscular;
  • Crescimento capilar;
  • Calmante (ajuda a controlar ansiedade e depressão);
  • Melhora no desempenho da memória;
  • Melhorar a digestão;
  • Ajuda na saúde do couro cabeludo.
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar
Como fazer o cabelo crescer
Como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente

Apesar de ser utilizado com diversos propósitos, algumas propriedades ainda não são explicadas e totalmente provadas pela ciência. Estudos ainda são feitos sobre algumas propriedades e suas possíveis utilizações e toxicidades. Portanto, o alecrim deve ser consumido com algumas considerações em mente.

Quais as contraindicações do alecrim?

Alecrim. Flor de alecrim
Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

Desde os tempos antigos, plantas são utilizadas para fins medicinais, como cura, prevenção de doenças ou tratamento de sintomas. Além disso, no Brasil, o uso de ervas com efeitos medicinais é cada vez mais popular, porém, em sua grande maioria, sem qualquer orientação médica. 

No entanto, é bom lembrar que não é porque um produto é natural que ele é totalmente seguro. O alecrim, por exemplo, possui algumas contraindicações. Algumas plantas e recursos naturais possuem compostos que, dependendo da frequência e da quantidade utilizadas, podem causar danos à saúde e serem bem perigosos.

O alecrim não é uma exceção e há níveis de consumo que podem torná-lo tóxico para a saúde.

Reação alérgica

Algumas pessoas podem adquirir irritações na pele ao entrarem em contato com a erva.

Efeito abortivo

Algumas pessoas associam o consumo do alecrim ao aborto. Pesquisas feitas com extrato em ratos apresentaram o efeito embriotóxico, causando o aborto.

Efeito diurético

Outras pesquisas afirmam que o consumo do alecrim pode causar um efeito diurético, aumentando assim o risco de desidratação e alterando a concentração de lítio no corpo, podendo chegar a níveis tóxicos. Em doses acima das recomendadas pode causar nefrite (doença inflamatória dos rins) e distúrbios gastrointestinais.

Portanto, a erva não é indicada para mulheres grávidas, pessoas com reações alérgicas ou com hipersensibilidade, gastroenterites e com histórico de convulsões. Como tudo na natureza, o alecrim tem seus prós e contras, mas não se desespere! O consumo moderado e consciente pode trazer muitos benefícios, não alcançando seus níveis tóxicos. A utilização como tempero para alimentos é considerada segura.

como plantar alecrim
Confira passo a passo de como plantar alecrim
como-plantar-acafrao
Como plantar açafrão: dicas e passo a passo

Combate os biofilmes de candidíase

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas mostrou que o alecrim pode ser usado para o controle de biofilme e, dessa forma, de candidíase e outras infecções orais.

Os biofilmes são estruturas biológicas organizadas, onde os micro-organismos formam comunidades estruturadas, coordenadas e funcionais. Os biofilmes fúngicos têm se destacado devido a sua alta capacidade patogênica, com ênfase nos biofilmes formados por Candida albicans.

 Segundo a literatura, a Candida albicans é a principal espécie envolvida na formação do biofilme dental, que conduz a quadros graves de candidíase, estomatite, gengivite e outras infecções orais.

Ao testar algumas formulações, a pesquisa concluiu que os extratos de alecrim foram eficientes no controle de biofilme e podem tornar-se uma alternativa na profilaxia e eliminação do biofilme causado por Candida albicans.

Como preparar o chá de alecrim 

Agora que você sabe os benefícios e os riscos de consumir essa planta, que tal aprender a fazer o chá? A receita é bem simples e pode ser feita em casa:

Ingredientes

  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 1l de água
  • Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver;
  2. Retire a panela do fogo e adicione o ramo da erva;
  3. Deixe descansar por dez minutos;
  4. Coe o líquido e sirva em uma xícara;
  5. Adicione o adoçante de sua preferência.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais