Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Incorporar alimentos que dão energia à sua dieta pode diminuir o cansaço e facilitar sua rotina diária

Alimentos que dão energia podem ser uma mão na roda naqueles dias em que você acorda sem disposição para as diversas obrigações do dia a dia. Mas vale lembrar que eles devem ser selecionados com cuidado. Isso porque alguns podem acabar fazendo o efeito contrário logo depois do up de energia inicial.

Seja estudando para provas finais ou lutando para fazer seu trabalho até o prazo estipulado, às vezes nossa rotina é exaustiva. Para muitos isso significaria xícaras e mais xícaras de café, talvez um pouco de guaraná e tapas periódicos no rosto para dar uma acordada. O problema desses estimulantes (e da agressão física imposta a si próprio) é seu caráter temporário.

treino HIIT
Treino HIIT: sete minutos de exercícios

Embora os estimulantes forneçam um boom de energia rápido e satisfatório a princípio, depois de um tempo seu corpo se sentirá três vezes mais cansado do que originalmente estava. Nesses casos, o ideal é consumir alimentos que dão energia sem gastá-la no processo de digestão, ou que auxiliam na produção da energia. Então, o que é bom para dar mais energia e melhorar a disposição?

Alimentos que dão energia e disposição

1. Água

Beber água em geral é importante para a saúde de todos. A água pode ser considerada um dos alimentos que dão energia porque ajuda a transportar nutrientes que usamos para obtenção de energia para suas células e, sem ela, não podemos metabolizar comida nem energia.

A quantidade de água recomendada para consumo diário é de 2 litros, sendo que uma parte desse valor pode ser obtido através da comida que você ingere. A melancia, por exemplo, é um alimento repleto de líquido e muito saboroso. Beba pelo menos um grande copo de água assim que acordar para que seu corpo não comece o dia desidratado e fatigado.

2. Frutas

As frutas são ótimos alimentos que dão energia. O açúcar natural encontrado nas frutas é ótimo para dar uma acordada quando você está “pescando”, além de manter o índice glicêmico estável por serem carboidratos de baixo índice glicêmico; sem contar que frutas, de maneira geral, são repletas de fibras.

Faça um smoothie de café da manhã com frutas e iogurte, pois ele ajuda a regular a liberação de energia. Aposte também em sucos e vitaminas. Caso não tenha tempo ou usar o liquidificador de manhã seja demais para seu “eu” que acabou de acordar, alimente-se de frutas mais práticas de consumir, como bananas ou maçãs.

A banana é rica em potássio, fonte de vitaminas do complexo B, mantém o nível de glicose estável e ajuda a desacelerar a digestão (processo que requer muita energia do corpo).

Além disso, óleos encontrados nos cocos possuem triglicerídeos de cadeia média, um dos tipos de gorduras boas que são rapidamente transformadas em energia. Ou seja, são ótimos para prevenir que você se sinta sonolento com o passar do dia.

O que é índice glicêmico?

3. Nozes

Castanhas-de-caju, amêndoas e avelãs possuem bastante magnésio, que tem função importante na conversão do açúcar em energia. Esses alimentos que dão energia são excelentes fontes de proteína, fibra e nutrientes. Mantenha um saquinho com nozes ao seu lado durante a rotina e se veja energizado pelo resto do dia.

4. Chocolate

O favorito de todos os alimentos que dão energia. É óbvio o alívio que todos sentem quando o chocolate está em listas como essa. E vocês vão gostar dessa: comer um pedacinho como sobremesa depois do almoço é bom para você! É porque o chocolate contém um estimulante natural chamado teobromina (similar à cafeína) que dá mais energia e melhora seu humor.

Chocolate amargo também é rico em flavonoides, que fazem bem à saúde do coração. Quanto mais saudável seu coração, mais oxigênio será transportado pelo corpo, o que significa maiores níveis de energia.

E agora bateu aquela vontade de comer um chocolate, né? Por razões puramente científicas, claro!

musicas-para-treinar
Músicas para treinar: por que e o que ouvir

5. Integrais

Carboidratos fornecem 60% da energia necessária para manter o bom funcionamento do organismo, e cereais integrais estão repletos de carboidratos complexos, que são cheios de vitaminas e minerais.

Comer pão integral pode prevenir um aumento na glicose sanguínea depois da sua refeição. De acordo com o Journal of Nutrition and Metabolism, isso significa menos quedas de energia do que quando você come outros carboidratos ou comidas processadas.

Alimentos saudáveis, como aveia e pão integral (apesar de que muitos não são tão integrais quanto as embalagens afirmam), demoram mais para digerir e fornecem uma energia contínua. Uma comida que é rica em carboidratos processados, como o pão branco, fornece um impulso de energia, devido ao açúcar no sangue, que vai embora tão rápido quanto chegou.

Queridinha dos integrais, a quinoa é fonte de fibra, vitaminas B, proteína e carboidratos complexos. Seus grãos nutritivos são uma ótima opção para quem procura alimentos que dão energia e lhe darão a sensação de estar satisfeito e energizado até sua próxima refeição.

6. Iogurte

Se for comer carboidratos, adicione proteínas. Quando carboidratos e proteínas estão juntos, o processo digestivo desacelera. Iogurte grego tem mais proteína que o iogurte natural (no entanto, é mais calórico e possui mais açúcar, por isso não deve ser consumido em grandes quantidades).

Iogurtes de todos os tipos possuem probióticos que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico e aumentar seus níveis de energia.

Uma dica: misture seu iogurte com cereal para dar energia e se sentir satisfeito por mais tempo.

7. Peixes e mariscos

Apesar de ser um dos alimentos que fazem mal ao meio ambiente, o salmão faz muito bem à saúde. Com pouca gordura, ele possui proteína e ômega 3, necessários para manter a saúde do coração, a atividade cerebral e circulação.

Outros alimentos do mar, como moluscos e ostras, são ricos em ferro e também ajudam a transportar oxigênio pelo corpo.

8. Pipoca

Não, infelizmente pipoca de cinema não conta, já que essa é repleta de sal, óleo e calorias. Assim como a pipoca de micro-ondas, que possui compostos prejudiciais à saúde.

Porém, a pipoca de panela feita em casa (sem muita gordura e de preferência com milho não transgênico – que infelizmente é muito difícil de achar) ou feita no micro-ondas é repleta de fibras e ajuda a diminuir o trabalho na digestão, sendo uma excelente quando você precisa de alimentos que dão energia.

9. Ovos

Os ovos são controversos em relação a dietas. Aumenta ou diminui o colesterol? Qual é a diferença entre ovo de granja e ovo orgânico? E por aí vai.

No caso de quem procura alimentos que dão energia, os ovos são uma boa opção, já que possuem muito ferro e proteína, substâncias capazes de fornecer energia durante o dia todo, além de possuírem colina, um tipo de vitamina B necessária para funções cerebrais e produção de energia.

Conheça outros alimentos ricos em ferro no vídeo abaixo:

10. Chás

Esqueça o café e beba um chá. O chá de gengibre, por exemplo, está repleto de antioxidantes e nutrientes, ou seja, ele é uma boa fonte de energia e ajuda a reduzir o cansaço ao longo do dia. Se você é dos que não aprecia tanto o gosto do chá de gengibre, tente adocicá-lo com mel.

O chá verde, por sua vez, também é considerado uma ótima opção por conter altos índices de cafeína e flavonoides, substâncias responsáveis por fornecer energia ao corpo.

12 raízes comestíveis para incluir na sua dieta

11. Vegetais de folhas grandes e escuras

A couve é um superalimento. Repleta de vitaminas e minerais, ela é uma ótima fonte de ferro, cálcio e energia.

Quando for escolher um vegetal, opte por um que seja rico em cores, pois estes são ricos em nutrientes. Vegetais folhosos escuros como acelga e espinafre são ricos em vitaminas A e C, cálcio, ferro, fibra e proteína. Além de serem fáceis de preparar, eles possuem muitos dos nutrientes que mais dão energia.

12. Goji Berry

Considerada uma das frutas que mais beneficiam a saúde, as goji berries têm sido usadas para aumentar a energia e liberação de hormônios há milhares de anos na medicina chinesa. Elas aumentam a habilidade do corpo de suportar o estresse e auxiliam em humor, mente e memória mais saudáveis, enquanto dão a energia que você precisa.

Dicas extras para ter mais energia e disposição

É difícil mudar sua dieta? Existem outras maneiras de dar aquele impulso energético em você. Confira algumas dicas abaixo:

Caminhe

Pode parecer estranho gastar energia para se sentir mais energizado, mas é o oposto. Especialistas afirmam que intensificar a atividade física, principalmente com caminhadas, aumenta a energia. E o melhor de tudo é que para caminhar não é necessário treinamento prévio, equipamento ou dinheiro.

Ouça música

alimentos que dão energia
Criança ouvindo música. Foto de Alireza Attari na Unsplash

Música estimula quase todas as regiões do cérebro, segundo o autor do livro This is Your Brain on Music, Daniel Levitin. Para o PhD, a música como som de fundo funciona para combater a monotonia, aumentando concentração e foco.

Dê uma cochilada

Pesquisas mostram que tanto a sobrecarga de informação quanto o esforço excessivo do cérebro podem gastar energia demais. Estudos feitos pelo Instituto Nacional de Saúde Mental americano mostraram que uma boa cochilada, de 60 minutos, pode não só reverter os efeitos da sobrecarga de informação, mas também ajudar a reter as novas informações aprendidas.

Tome seu café da manhã

alimentos que dão energia
Café da Manhã. Foto de Thought Catalog na Unsplash

Os alimentos do café da manhã são os primeiros que dão energia para iniciar sua rotina diária. Estudos mostram que se alimentar de manhã mantém a pessoa alerta, satisfeita e inicia o metabolismo para o dia. Também é importante notar que pular qualquer refeição pode levar a uma sensação geral de fadiga pelo resto do dia.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais